Checklist pré-mudança: o que você não pode deixar de fazer antes de se mudar

Se mudar para uma nova moradia pode ser uma aventura um tanto arriscada e trabalhosa se não for bem planejada.

A escolha da nova casa leva em consideração muitas variáveis, e todas elas dependem do seu lifestyle, preferências e rotina. 

Por exemplo, quem prefere lugares mais movimentados, com vida noturna agitada, ou quem gosta de frequentar lojas variadas, certamente vai se identificar mais com bairros que apresentem características mais comerciais do que com aqueles estritamente residenciais. 

No entanto, quem já prefere sossego e distância dos locais badalados, vai preferir bairros mais afastados dos grandes centros comerciais.

Mas antes de se mudar existem algumas providências que você precisa tomar para que tudo corra sem contratempos, e você não desperdice seu tempo e dinheiro.

Nesse post você vai ler:
  • O sonho da casa própria 
  • 7 providências que você deve fazer antes de se mudar

O sonho da casa própria

No Brasil, a casa própria é um sonho para 87% da população, mostra o Censo do QuintoAndar feito em parceria com o Instituto Datafolha. O estudo, feito com mais 3 mil pessoas em vários estados do Brasil, sendo 53% mulheres, revela que, em uma escala de 1 a 10, a nota média para a importância da casa própria ficou em 9,7, ficando acima da estabilidade financeira (9,6), da família (9,4), plano de saúde (9,2) e da religião (9). Para 95% das pessoas, a casa é o seu local favorito e 76% afirmaram que “Minha casa é onde passo a maior parte do meu tempo”.

Outra pesquisa realizada pela Abrainc e o instituto Brain, revelou a busca de maior qualidade de vida pelos compradores. Números do estudo apontam que 80% dos entrevistados acreditam que a compra do imóvel influencia no bem-estar. Pensando nisso, 71% dos participantes disseram que pagariam mais caro para morar perto do trabalho. A proximidade com supermercados e farmácias também foi considerada como um fato decisivo para a compra, sendo citada por 83% e 59% dos entrevistados, respectivamente. 

No entanto se mudar para uma nova moradia pode ser uma aventura um tanto arriscada e trabalhosa se não for bem planejada.

7 providências que você deve fazer antes de se mudar

Se você soubesse tudo o que vai ver nesse post antes de realizar as mudanças que já fez na vida, com certeza teria se poupado algumas dores de cabeça e tempo perdido.

Mas como sempre há a chance de uma nova mudança de casa, seja por vontade ou necessidade, leia e anote essas dicas:

1- Comece a embalar o que você usa menos

Não espere a semana da mudança chegar para iniciar. Você já pode começar a embalar miudezas e pertences menos utilizados como livros, CDs, louças e roupas de cama paradas no armário.

Se você for embalar os móveis e objetos por conta própria, lembre-se de providenciar caixas de papelão e fitas adesivas. Cuidado com o jornal porque ele pode manchar alguns itens.

Para o processo ser mais sustentável, evite o uso do plástico-bolha.

Se for contratar uma transportadora, passe para eles uma cópia da planta, assim eles poderão colocar as caixas nos ambientes certos.

2- Atualize seu novo endereço

Cancele todos os serviços e utilidades em sua antiga casa, e providencie que os mesmos sejam instalados na nova moradia.

Atualize seu endereço para correspondências importantes, e evite o extravio de revistas, entre outros.

3- Planeje suas compras

Para não precisar transportar alimentos ou produtos de higiene até a casa nova, planeje as compras das últimas semanas com atenção. Evite comprar em grandes quantidades.

4- Avise aos condomínios a data da mudança

Quando tiver a data da mudança definida, peça aos dois condomínios que se preparem: reservem um elevador, avisem aos demais moradores sobre a transportadora.

Assim, você não terá nenhum contra-tempo que possa atrasar ou atra-palhar seus planos no dia reservado para a mudança.

5- Meça os ambientes da nova casa

Meça os ambientes da nova casa e veja quais móveis você levará. O que não couber ou você não quiser mais, venda ou doe.

Isso te ajudará a economizar junto a transportadora de mudanças.

6- Faça uma limpeza geral

Antes de se mudar é importante que você faça uma limpeza geral na nova casa. 

Se preferir contrate alguém ou uma empresa especializada.

7- Limpe também as energias da nova casa

As casas guardam as energias dos antigos moradores. Antes de se mudar, faça uma oração (uma sugestão é a Consagração do Aposento. Clique aqui para ver).

Faça de acordo com a sua crença e religião, e como te deixar confortável. O importante é pedir proteção, saúde e alegria para você e sua família neste novo lar.

Pronto. Agora está tudo certo para realizar a mudança e aproveitar a nova moradia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também vai gostar

Ainda não inventaram nada melhor do que CASA BONITA E ORGANIZADA.

O GUIA CASA INTELIGENTE vai te ajudar com muitas ideias , todas ILUSTRADAS, de como organizar, decorar e receber as pessoas em casa.

É o manual de consultas perfeito para você.