6 ideias descomplicadas para substituir as sacolinhas plásticas em casa

Todo mundo sabe que o lixo plástico é um grande problema ambiental. Mas existem muitas alternativas possíveis como não usar sacolinhas plásticas em casa.

Todo mundo sabe que o lixo plástico é um dos maiores problemas ambientais da atualidade.

Sobretudo, também é de conhecimento geral que as grandes vilãs são as sacolinhas plásticas que usamos em casa. É necessário que pensemos em soluções de como substituir o uso das sacolinhas plásticas em casa.

Para termos uma ideia do tamanho do volume de plástico consumido, no Brasil distribui-se em apenas 1 hora, 1,5 milhões de saquinhos de supermercado.

Esses dados são preocupantes: conforme estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) realizado em 2019, somos o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo – perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Índia. 

Para piorar, reciclamos apenas 1,5% de todo esse lixo produzido, sendo que 2/3 de todos os resíduos geram poluição plástica, e os oceanos são os mais afetados com toda essa poluição. 

Neste conteúdo você verá:
  • O uso das sacolinhas plásticas no mundo
  • Regulamentação do uso das sacolinhas plásticas no Brasil
  • Alternativas de como não usar sacolinhas plásticas em casa
Continue a leitura para saber mais.

O uso das sacolinhas plásticas no mundo

Vários países  já proibiram o uso das sacolinhas de plástico: Bangladesh, Quênia, África do Sul, Ruanda, Mauritânia, Índia, China, França, Argentina, EUA e México. 

No Quênia, inclusive, uma notícia boa: pesquisas apontaram que  67% a menos de animais marinhos morreram sufocados no primeiro ano de proibição das sacolinhas. Antes disso, pescadores costumavam encontrar plástico em 3 de cada 10 animais.

Regulamentação do uso das sacolinhas plásticas no Brasil

No Brasil, as leis para o uso das sacolinhas não seguem uma padronização e acabam se tornando também confusas. 

Por isso, muitas empresas passaram a fabricar versões mais ecológicas, mas que não são totalmente compostáveis ou biodegradáveis, o que acaba não resolvendo com eficácia o problema.

Ainda que por aqui, tenha ocorrido uma recente transformação de consciência sobre o assunto, com muitas pessoas recusando as sacolas plásticas e optando por alternativas mais sustentáveis. Fato é que muitas pessoas continuam a demandar este consumo: para carregar as compras do supermercado ou utilizar as sacolinhas plásticas como saco de lixo doméstico. E não procuram soluções de como substituir o uso das sacolinhas plásticas em casa.


Leia também:

panelas alimentação saudável cozinhar cozinha Descubra quais as melhores panelas para sua saúde

Economia doméstica Sustentabilidade Tecnologia Inovação Desapegar Casa sustentável Idéias para o lar Gestão financeira Desapegue-se dos velhos hábitos e economize em casa


Alternativas para não usar a sacolinha plástica em casa

Existem muitas alternativas de como não usar sacolinhas plásticas em casa: compostagem das sobras de alimentos, doação do que não queremos mais em casa, ou o reuso de recicláveis. Sendo assim, teoricamente, não deveríamos produzir grande volume de lixo. 

Mas sabemos que a realidade é bem diferente. E se ainda não conseguimos reduzir o volume de lixo produzido em casa, é possível trocar as sacolinhas plásticas pelas sugestões a seguir:

1- Lixo seco

Se o lixo é seco, ou seja, aquele que é reciclável, não precisa de saco, ora bolas! Jogue direto na lixeira e quando encher, você pode utilizar a caixa de papelão que você trouxe do supermercado para transportar até a lixeira de resíduos secos do seu prédio, ou da sua rua.

2- Lixo do banheiros

A melhor alternativa neste caso seria usar a ducha higiênica ou o bidê. Pois, além de ser mais ecológico,  um hábito mais saudável para seu corpo, ainda geraria uma economia enorme na sua conta do supermercado ao final do mês. 

Mas, são poucas as casas que possuem esses recursos. Ademais, o uso do papel é um hábito muito arraigado na cultura brasileira.

Se sua casa possui muitos banheiros, você pode seguir a mesma  lógica do lixo seco, jogando o papel higiênico diretamente na lixeira do banheiro. E quando estiverem cheias, você recolhe, e os junta em um saco maior que seja verdadeiramente compostável.

3- Saco ou sacola de papel e/ou caixa de papelão

As sacolas de papel que ganhamos em lojas, os sacos de papel que usamos para guardar o pão, ou até aqueles recebidos nos deliveries são excelentes.

No caso das sacolas, você pode cortar a alcinha e reduzir o tamanho para encaixar no lixo da cozinha e do banheiro.

Caixinhas de papelão menores podem ser usadas como o próprio lixo ou ainda dentro da lixeira. Funciona super bem.

4- Sacos de lixo de tecido

Lembra daquela roupa rasgada e furada que você não sabe onde reaproveitar?

E aquele pedaço de tecido que sobrou e hoje está ocupando seu espaço?

Some isso a alguma habilidade de costura e pronto: você pode fazer seus próprios sacos de lixo ecológicos e ainda reciclar algo que, de outra forma, seria jogado fora.

5- Compostagem do lixo orgânico

Diferente de plástico e papel, que podem ser reciclados, o destino dos orgânicos pode ser feito em casa mesmo, em forma de decomposição, que vai virar adubo para hortas e jardins. 

É aqui que entram as composteiras, dispositivos simples que podem ser feitos caseiramente, e que usam de forma correta e ecológica os resíduos domésticos da cozinha, contribuindo de forma sustentável com o meio ambiente. 

A composteira é, basicamente, um recipiente de decomposição, porém, não são todos os materiais orgânicos que podem ser colocados nela. 

Restos de alimentos, talos e casca de verduras e frutas não cítricas, cascas de ovo e borra de café, por exemplo, são muito bem vindos, assim como folhas secas e alimentos cozidos em pequenas quantidades. Carnes devem ser evitadas por causa do mau cheiro.

6- Reduza a quantidade de lixeiras em casa

Se questione se é mesmo necessário possuir muitas lixeiras espalhadas pela casa. 

Em seu livro ”Zero Waste“, Bea Johnson fala sobre como uma de suas táticas de acumular lixo é dizer aos seus convidados: “Sinto muito, mas eu não tenho uma lata de lixo”.

Em síntese, a ideia é que em casa, eliminemos somente aqueles que podem ser descartados corretamente. O restante deve ser encaminhado para os locais corretos  O meio ambiente e seu corpo agradecem.


O uso da sacolinha de plástico em casa é um grande facilitador, é verdade.

Porém, é um hábito que gera uma poluição danosa ao nosso planeta. Vamos juntos substituir as sacolinhas plásticas em casa.

Veja qual opção de como não usar sacolinhas plásticas em casa mais se adequa à sua realidade, e caminhe alguns passos para descartar corretamente o que precisar. 

Afinal, nós da Homey, te convidamos a repensar este hábito e a desapegar das sacolinhas com essas dicas criativas e sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também vai gostar

Ainda não inventaram nada melhor do que CASA BONITA E ORGANIZADA.

O GUIA CASA INTELIGENTE vai te ajudar com muitas ideias , todas ILUSTRADAS, de como organizar, decorar e receber as pessoas em casa.

É o manual de consultas perfeito para você.