Ciclo circadiano: o que é e como a decoração e a iluminação podem favorecer o sono

Confira dicas de decoração e iluminação para manter o seu ciclo circadiano em pleno funcionamento e melhore a qualidade do seu sono.

Ciclo circadiano, ritmo circadiano ou relógio biológico são termos usados para descrever um período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos.

Em outras palavras, o ciclo circadiano regula o funcionamento do corpo humano e provoca uma série de mudanças – físicas, mentais e comportamentais – sendo influenciado pela presença ou ausência de luz. Graças a ele não precisamos nos preocupar em “lembrar” de respirar, sentir fome ou sono, por exemplo.

Você sabia que, pela manhã, liberamos o hormônio cortisol, que nos faz pular da cama, e à noite, nosso corpo libera o hormônio melatonina, que nos entrega ao sono?

A cada hora do dia, o funcionamento do corpo muda e manter uma vida alinhada com os ritmos naturais do organismo é fundamental para a saúde. 

Sendo assim, separamos algumas dicas de decoração e iluminação que colaboram com o bom funcionamento do nosso ciclo circadiano. Vamos lá?

Decoração com performance acústica

Mais do que a quantidade de horas dormidas, a qualidade do sono é o que mais importa para a verdadeira restauração do corpo e da mente. 

Logo, se este momento de descanso vem acompanhado dos mais diversos barulhos como trânsito na rua, ar-condicionado, TV ligada, movimentações do vizinho e outros ruídos que às vezes nem damos importância, não conseguimos repor as energias necessárias para regular o metabolismo.

Essas interferências sonoras podem ser atribuídas ao acabamento estrutural do ambiente. Até pouco tempo atrás, as construtoras entregavam projetos sem as espessuras e materiais necessários para barrar os sons externos. 

No entanto, desde 2013, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece índices mínimos de isolamento acústico para a composição da estrutura em casas e apartamentos.

Portanto, se você sente os impactos negativos dos ruídos no seu lar, saiba que existem truques de decoração que, além de embelezar o espaço, interferem positivamente em seu conforto sonoro.

  • Portas e janelas vedadas: possuem elementos que servem para impedir a entrada ou saída de som e também de luz. A recomendação de especialistas é investir em janelas acústicas de 4 a 20 mm para minimizar o eco e o ruído interno do ambiente.
  • Tapete felpudo: ajuda a absorver parte do eco, principalmente em casas com o pé direito amplo.
  • Piso laminado e de madeira: aumentam o conforto acústico, já que o material auxilia na absorção do som, seja em pisos, paredes, divisórias ou até na cabeceira da cama.
  • Estofado: sofás, poltronas, pufes e almofadas amenizam o eco e melhoram o conforto acústico do local.
  • Cortina grossa: quanto mais grosso o tecido, menor será a possibilidade de o som invadir ou esvair do cômodo.
  • Jardim vertical: diminui os ruídos e ainda mantém o local com a temperatura fresca.
Tapetes felpudos ajudam a minimizar o eco. Se possível, escolha lugares próximos à parede para que a multiplicação do som no ambiente seja ainda menor.

Outra recomendação para quem quer mudar literalmente as estruturas é instalar placas ou painéis decorativos sobre a parede, formando paredes duplas. Hoje em dia é possível encontrar revestimentos de todas as cores, desenhos e texturas. Entre os materiais disponíveis, destacam-se:

  • Lã de vidro: ajuda no isolamento acústico e minimiza a propagação de ruídos, como o som de vozes, da TV, do exaustor, ar-condicionado etc.
  • Fibra mineral: cada vez mais requisitada devido ao seu formato modular, que facilita a manutenção, deve ser aplicada no teto para absorver as ondas sonoras.
  • Placas de gesso: também são aplicadas no teto e proporcionam maior conforto sonoro vindo de cima, além de conferir elegância ao ambiente quando somadas ao uso de iluminação LED.

Iluminação ideal para o ciclo circadiano 

Segundo o artigo “O conceito da luz circadiana e suas implicações na arquitetura”, de Betina Tschiedel Martau, arquiteta da InstaCasa, pesquisas relacionadas à iluminação circadiana comprovam que quem fica submetido a luz artificial em ambientes fechados, com pouca exposição à luz solar e por períodos prolongados, seja durante o dia ou à noite, acaba prejudicando o equilíbrio do corpo com o meio ambiente. 

Como o nosso ciclo circadiano é balanceado pela luz natural, o mais indicado é passar a maior parte do dia em um ambiente com janelas e, na hora do descanso, optar pelo quarto completamente escuro. Para ajudar a diminuir o ritmo e relaxar, aposte em fontes de luz de LED com temperatura de cor mais quente, como em tons amarelados, que ajudam a desconectar e criar o cenário de transição ideal para a produção de melatonina.

Isso porque as luzes “azuladas” reproduzem a iluminação do dia, sendo mais estimulantes que as “amareladas”. Logo, é fácil perceber que quando você passa o dia todo em um local sem janelas, sob luz artificial azulada, pode ser mais difícil dormir à noite, apesar do cansaço físico, pois desregula o seu relógio biológico.

Uma curiosidade: enquanto nos acostumamos a organizar nosso ciclo circadiano pelo nascer e pôr do sol, na ilha norueguesa de Sommaroy é diferente. Lá, no verão, o sol simplesmente não se põe. Quando chega o inverno, a situação se inverte, e o sol simplesmente não nasce. Não é por acaso que recentemente tentaram se tornar o primeiro local a abolir a contagem de tempo no planeta.

Se por um lado essa flexibilidade de horário na ilha pode ser libertadora, permitindo que moradores realizem suas tarefas a qualquer hora, por outro, o estresse, a depressão e outros problemas de saúde crescem devido à ausência de luz. 

Por isso, quem realmente preza por sua qualidade de vida mantém horários definidos para dormir e acordar e assim manter o ciclo circadiano em dia e evitar doenças.

Para fazer da leitura um momento de relaxamento, opte pela luz amarela e indireta, que não cansa os olhos.

Cuide do seu sono, cuide de você!

Todos somos seres individuais, então é natural que cada um encontre um ritmo circadiano diferente. Alguns se sentem mais dispostos pela manhã e outros à tarde e está tudo bem, só não abra mão do cuidado integrativo consigo, que abrange também aspectos mentais, espirituais e energéticos.

Em um ciclo circadiano saudável, o contato com a iluminação natural durante o dia e luzes amenas à noite é essencial para aumentar a qualidade do sono, além de ser benéfico para o corpo, podendo influenciar respostas do sistema imunológico e do metabolismo.

Além disso, você pode fazer da hora de dormir um momento de autocuidado, para já ir sinalizando o corpo e a mente que está chegando a hora de dormir.

Nós, da Homey, temos o compromisso de trazer novas perspectivas para situações cotidianas, incentivando o bem-estar do lar e também a qualidade de vida das pessoas.

Gostou das nossas dicas de decoração e iluminação para melhorar o seu ciclo circadiano? Já aplica alguma delas no seu lar? Comente aqui abaixo, nós queremos saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também vai gostar

Ainda não inventaram nada melhor do que CASA BONITA E ORGANIZADA.

O GUIA CASA INTELIGENTE vai te ajudar com muitas ideias , todas ILUSTRADAS, de como organizar, decorar e receber as pessoas em casa.

É o manual de consultas perfeito para você.