Descubra quais panelas você pode usar na sua cozinha

Torne sua comida mais saudável escolhendo a panela certa. Venha conhecer quais panelas você pode usar na sua cozinha.

Você se preocupa com o que coloca no prato? Procura comprar os alimentos mais saudáveis e nutritivos?

Checa sempre a lista de ingredientes e a origem dos alimentos que consome? Sabe quais panelas pode usar na sua cozinha?

Compartilhamos da sua preocupação com a saúde, e por isso estamos aqui para te contar um pouco sobre este utensílio tão importante na hora de preparar os alimentos: as panelas.

Neste conteúdo você verá:
  • Os tipos de panelas que devemos evitar
    • Panelas antiaderentes (teflon)
    • Panelas de alumínio
    • Outros metais perigosos
  • Quais panelas você pode usar na sua cozinha
    • Panelas de ferro
    • Panelas de pedra ou barro
    • Panelas de vidro
    • Panelas de cerâmica
    • Panelas de titânio
    • Panelas alternativas
Continue a leitura para saber mais.

Os tipos de panelas que devemos evitar

Quando falamos em panelas, tendemos a pensar somente na beleza e funcionalidade das mesmas. Todavia, alguns materiais que são utilizados na manufatura das panelas podem soltar metais e toxinas nos alimentos.

A boa notícia é que este é um problema fácil de resolver. Você somente precisa de uma boa dose de informação e algumas substituições na sua cozinha. 

Panelas Antiaderentes

Quando falamos que as panelas são prejudiciais à saúde soa como exagero, mas pode acreditar: panelas de alumínio e teflon, por exemplo, não são totalmente seguras para a nossa saúde. 

A primeira substância aplicada no Teflon, também conhecido por PFOA-C8 (ácido perfluorooctanoico) é um verdadeiro veneno, e seus danos à saúde das pessoas e dos animais são inúmeros e graves.

Esses danos já foram expostos ao público no documentário “The Devil We know: como a DuPont envenenou o mundo inteiro com o teflon”, e também no filme O Preço da Verdade (Dark Waters, título original), baseado em uma denúncia real.

Ambos mostram como a grande corporação Dupont envenenou toda uma comunidade despejando no solo, ar e rios, lixo tóxico contendo teflon.

Mas o que é o teflon?

Hoje, o Teflon é fabricado com outra substância, desenvolvida pela Chemours, uma empresa criada pela DuPont.  Contudo, em 2019, a Chemours foi condenada a pagar uma multa milionária por contaminar um rio com esse produto. Ou seja, ainda é um produto químico controverso. 

O Teflon de hoje ainda tem em sua composição o ácido perfluoroctanóico (PFOA), o perfluoroctanossulfonato (PFOS) e o politetrafluoretileno (PTFE), um material plástico. A união desses compostos está registrada com o nome de Teflon.

Todos esses componentes são considerados tóxicos para a nossa saúde, e mesmo que ouçamos dizer que se o alimento for aquecido em baixas temperaturas, o uso dessas panelas não é nocivo à saúde, várias pesquisas já realizadas desde a fabricação das primeiras panelas nos EUA provaram o contrário. 

E assim como acontecia com o Teflon primário,  segundo o Environmental Working Group, a degradação térmica do PTFE leva à dissolução de substâncias tóxicas, inclusive gases corrosivos e letais, além do PFIB, um agente químico altamente tóxico capaz de permanecer por longo tempo no ambiente. 

Ainda de acordo com a Environmental Working Group, o Teflon entraria em contato com o nosso organismo, permanecendo nele por longo tempo e provocando danos ao fígado e à tireoide, reduzindo a nossa capacidade de combater as infecções.

Panelas de Alumínio

Muito comuns por serem acessíveis e baratas, as panelas de alumínio devem ser evitadas porque o alumínio é altamente reativo ao calor e penetra nos alimentos durante o preparo.

Já existem estudos que mostram a neurotoxicidade deste metal, relacionando-o, principalmente, ao Alzheimer. Isso vale para as colheres, assadeiras e até mesmo o tão utilizado papel alumínio. 

Outros metais perigosos

Outros metais perigosos para ser utilizados na cozinha são crómio, níquel, chumbo, cobre e cádmio, pois são compostos que podem causar danos graves ao nosso organismo.

O acúmulo de metais pesados pode estar relacionado a diversas doenças, como Alzheimer, o Parkinson, problemas na tireoide, hiperatividade, cânceres, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, hipertensão, doenças cardiovasculares, problemas hepáticos, renais, infertilidade, malformações, asmas, dermatites e problemas neurológicos.


Leia também:

covid traumas dor luto Se liberte dos traumas deixados pela pandemia

Use a tecnologia a seu favor na hora das compras


Quais panelas você pode usar na sua cozinha

A lista traz diversas opções para todos os tipos de gostos e bolsos. Os tipos de preparo e cuidados também irão variar entre elas. Bem mais seguras para a saúde, as panelas atóxicas são as de ferro, pedra ou barro, Inox, vidro, cerâmica, e titânio. 

Panelas de ferro

Já foi comprovado que esse tipo de panela transfere ferro para o alimento que está sendo cozido.

Nada muito novo, já que os antigos tinham o costume de usar panela de ferro para adicionar o mineral à comida da casa.

Dessa forma, pode ser usada como um aliado no combate e prevenção de anemias, desde que não haja contraindicação ao uso desse elemento.

Por isso, vale consultar um médico ou nutricionista antes de fazer uso cotidiano da panela de ferro. É uma panela pesada e que pode enferrujar, e que exigem alguns cuidados especiais na sua manutenção.

Panelas de pedra ou barro

Baratas e acessíveis, podem ser utilizadas livremente, já que não oferecem risco de contaminação por minerais ou metais tóxicos.

Além do mais, deixam a comida deliciosa.

Porém, exigem um maior cuidado na limpeza. Sua superfície porosa pode acumular resíduos, levando ao aumento da proliferação de fungos e bactérias. Melhor guardá-las sempre secas e sem tampas.

Mais um ponto de atenção: dependendo do material que for fabricado pode liberar metais como cálcio, magnésio, ferro, manganês e níquel. Então, vale a mesma orientação nutricional das panelas de ferro.

Panelas de aço Inox

Este material não apresenta riscos tóxicos, mas resíduos de níquel podem existir quando a panela ainda é nova.

Assim, devemos ferver a panela algumas vezes antes de cozinhar para eliminar qualquer resíduo dessa substância ruim para o corpo.

O preço da panela de Inox é mais atrativo e ela não oxida. Na hora de esquentar sua distribuição de calor por igual facilita muito o preparo dos alimentos.

Panela de vidro

Outra indicação são as panelas de vidro – as mais seguras de todas e muito amigáveis ao meio ambiente.

São também as panelas que mais conservam o sabor dos alimentos.

Costumam ser mais raras de encontrar para comprar, e muitas vezes com preço mais salgado.

Cozinhar nessas panelas requer cautela, pois aquecem com facilidade e podem queimar o alimento.

Sua limpeza é fácil, mas são pesadas e frágeis, pelo risco de quebrar.

Panelas de cerâmica

São panelas vantajosas no quesito facilidade na limpeza, antiaderência e conservação  do calor dos alimentos (apesar de levar mais tempo para esquentar).

Uma observação importante é verificar a procedência e qualidade, uma vez que panelas não certificadas podem conter chumbo e cádmio na tinta presente., já que esses metais podem ser liberados durante a cocção.

As de boa qualidade são caras, mas o custo benefício compensa.

Panela de titânio

Panelas de titânio também são bem caras e também as mais modernas.

São antiaderentes, dispensam o uso de óleo nas preparações, são muito resistentes e não liberam substâncias tóxicas durante a cocção. Ao menos, assim está nas informações de venda do produto.

Podem ser usadas para armazenar os alimentos depois de cozinhá-los. É preciso cuidado de não riscar a panela com utensílios de metal.

Aqui, vale ressaltar que ainda não se sabe completamente sobre o impacto desse produto na saúde. 

Panelas alternativas

Existe ainda, uma versão alternativa de panelas, dica da terapeuta Noemi Badialli, que usa penico antigo (anteriores a 1980) como panela.

“Os penicos de hoje são esmaltados, assim como algumas panelas, que atraem pela beleza, variedade de cores e desenhos, mas podem fazer tão mal quanto às de cerâmica vitrificada se o esmalte usado for à base de elementos tóxicos como o chumbo e o cádmio. O mesmo ocorre com utensílios pintados à mão, que vão desde colheres, facas, recipientes culinários, entre outros.” explica ela.

Atualmente, existem no mercado panelas esmaltadas que seguem o padrão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Estas panelas você pode usar na sua cozinha, não transferem nenhum elemento tóxico para os alimentos e podem ser usadas guardar alimentos com segurança. 

Outra dica fornecida pela Noemi é usar as antigas panelas de ágata, feitas de uma chapa fina de metal esmaltado conhecido como Ágata.

Possuem boa retenção de calor devido à base de ferro, mas são mais leves devido à menor espessura do ferro.

As de boa qualidade levam uma camada de esmalte especial, resistente às altas temperaturas e imune a germes e bactérias, o que ajuda na limpeza. No entanto, este tipo de panela são caras, mais finas e por isso, amassam facilmente.

Mas são decorativas e pagem fervura rapidamente. Vale a pena ter para aquecer a água do café e chá, cozimentos de ovos e branqueamento de legumes. 


Ainda está em dúvida sobre quais panelas você pode usar na sua cozinha?

Não existe panela perfeita, todas as opções vão ter vantagens e desvantagens.

O que vai fazer a diferença é reduzir ou eliminar de vez o uso das panelas tóxicas, e manter sempre o cuidado no uso e manutenção, utilizando os utensílios certos e limpando da maneira adequada.

Que tal fazer um mix? Mantenha em mente a funcionalidade de cada modelo para tirar o máximo proveito dos seus jogos de panelas, abusando da variedade e possibilidades para fazer uma verdadeira alquimia do bem no seu lar. 

Conhece outra panela que não apareceu nessa lista? Envie-nos uma mensagem contando.

Nós, da Homey, acreditamos no poder da informação para escolhas mais positivas e felizes para a sua casa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também vai gostar

Ainda não inventaram nada melhor do que CASA BONITA E ORGANIZADA.

O GUIA CASA INTELIGENTE vai te ajudar com muitas ideias , todas ILUSTRADAS, de como organizar, decorar e receber as pessoas em casa.

É o manual de consultas perfeito para você.