Porque você não deve pedir ajuda nas tarefas domésticas

Muitas mulheres continuam se sentindo totalmente responsáveis pelos cuidados com a casa e com a família.

O tema de hoje é a divisão das tarefas domésticas. Um assunto controverso? Sim, mas muito necessário.

Desde sempre, a administração da casa foi entendida como algo feminino, onde as mulheres fazem tudo quase que por instinto. 

As mulheres se esforçam para equilibrar todos os seus compromissos: casa, trabalho, família, saúde, e o autocuidado

E mesmo que elas depois de conquistar a autonomia e independência financeira no mercado de trabalho, continuam realizando a maioria das tarefas dentro de casa. Isso gera uma pesada sobrecarga mental, muitas vezes  silenciosa, que muitas carregam.

Stress, solidão, frustração e sentimentos de desvalorização são consequências comuns, e prejudicam além da própria mulher, o bem-estar de todos que vivem com ela.

Nesse post você vai ler:
  • Como engajar as pessoas nas tarefas domésticas
  • Mantenha-se consciente do seu próprio comportamento
  • Crianças podem ajudar em casa?

Como engajar as pessoas nas tarefas domésticas

E você, também se sente sobrecarregada e muitas vezes solitária na administração da sua casa? 

Queremos que compreenda como é errado pedir ajuda às pessoas que moram com você nas tarefas domésticas, achando que assim elas estão te fazendo um favor, porque todos os moradores de uma casa são co-responsáveis pelo seu bom funcionamento e equilíbrio.

Para nós da Homey, a rotina doméstica deve ser compartilhada de acordo com o tempo, disponibilidade e habilidades de cada pessoa.

Mas como engajar quem mora conosco a participar mais ativamente da rotina doméstica?

Veja as dicas abaixo que vão te ajudar:

  • Avalie como está sua rotina atual e a divisão de tarefas.
  • Veja o que motiva cada um e sugira que cada um faça suas escolhas dentre as tarefas, ou façam um sorteio.
  • Monte um cronograma (na internet tem vários modelos), e cole-o na geladeira para que todos possam acompanhar.
  • Crie rituais divertidos quando estiverem cuidando da casa. Coloque uma música. Faça desses momentos uma oportunidade de ampliar a conexão com quem você mora.  

Mantenha-se consciente do seu próprio comportamento

É importante também ficar atenta ao seu próprio comportamento. A grande maioria das mulheres não consegue se despreocupar das tarefas deixadas para os outros, e critica ou fiscaliza a forma como eles fazem as coisas.

“Deixa que eu faço, eu acabo antes”; “Vou sair, mas deixei comida pronta para vocês na geladeira”; “Se você não souber onde está algo me chame” – essas são frases proibidas no vocabulário de qualquer uma que queira se livrar da sua sobrecarga mental.

Crianças podem ajudar em casa?

As crianças, podem e devem ser inseridas no cronograma de tarefas. 

Dependendo da idade elas já conseguem arrumar sua cama, seu quarto, colocar a mesa do almoço, guardar os brinquedos, colocar a roupa no cesto para lavar,  entre outras coisas.

Inclusive, especialistas afirmam que envolver as crianças nas tarefas da casa estimula a independência, a organização e melhora os laços dos pequenos com o restante dos moradores.

Além disso, as crianças aprendem a partilhar num espaço onde todos contribuem e imprimem sua marca de alguma forma, desenvolvendo o sentimento de pertencimento.

Engajar quem mora conosco a participar ativamente da rotina doméstica trará a todos mais tempo livre para que se divirtam juntos, e com certeza uma melhor qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também vai gostar

Ainda não inventaram nada melhor do que CASA BONITA E ORGANIZADA.

O GUIA CASA INTELIGENTE vai te ajudar com muitas ideias , todas ILUSTRADAS, de como organizar, decorar e receber as pessoas em casa.

É o manual de consultas perfeito para você.