Dicas para ser sustentável até na hora de dormir

Uma casa ecológica se estende também ao quarto e tem influência na qualidade do sono. Confira dicas de como ser sustentável na hora de dormir!

Já faz tempo que sustentabilidade deixou de ser uma tendência para se tornar um dever de todos nós. E uma casa ecológica se estende também ao quarto. Assim como estamos cada vez buscando ter mais consciência na hora de cozinhar e tomar banho, a hora do sono também merece essa atenção. Afinal, ser sustentável é se reconectar com a natureza, e isso pode ser feito a todo momento no dia a dia.

Um estudo do Painel Internacional sobre a Mudança Climática (IPCC) ressalta que atualmente o aumento das temperaturas em todo o planeta já provoca fenômenos meteorológicos devastadores em nível mundial, com consequências cada vez mais sérias nas economias e nas sociedades.

São várias as maneiras como o aquecimento global afeta a saúde pública. Pode, por exemplo, mudar a propagação de vetores de doenças e provocar incêndios florestais. Sem contar o impacto ao organismo humano que pode sofrer complicações cardíacas, renais e circulatórias, entre outros.

Por isso, mais do que preservar o meio ambiente para nós e para as próximas gerações, adotar hábitos sustentáveis também é sobre buscar por mais qualidade de vida. Há diversas mudanças que podem ser feitas e que fazem grande diferença. As primeiras e mais comuns são a economia de água em casa, inclusive no banho, coleta seletiva de lixo, evitar plásticos em geral, aproveitar todas as partes dos alimentos, reutilizar embalagens e dar preferência aos produtores locais.

Mas você sabia que é possível ser sustentável até mesmo no momento de dormir? É isso mesmo! Quando você começa a buscar alternativas mais ecológicas, fica fácil perceber adaptações que podem ser feitas em todos os cômodos da casa e na rotina. Com o quarto, não é diferente.

Neste artigo, separamos algumas dicas de como você pode deixar a hora do descanso mais sustentável. Confira nossas dicas para fazer do seu quarto um amigo do sono e também do planeta!

Neste artigo você vai ver:

  • Roupa de dormir sustentável
  • Roupa de cama de algodão orgânico
  • Colchão ecológico
  • Tinta sustentável
  • Design biofílico
  • O que é ser sustentável…

Roupa de dormir sustentável

Procure por roupas de dormir sustentáveis, feitas com tecidos amigáveis para a pele, mas que também durem bastante e sejam ecológicas. Considere a seda e o algodão orgânico, isto é, cultivados e colhidos de forma ecologicamente correta, como boas alternativas.

Além disso, valorize os produtos nacionais com certificações específicas que reconheçam as marcas de roupas por seus esforços de sustentabilidade sempre que possível. A Sou de Algodão é um movimento brasileiro que desde 2016 promove o despertar da consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável.

Todas as marcas parceiras do movimento são 100% algodão, logo permitem a pele respirar melhor, além de serem mais duráveis e hipoalergênicos. E se você pensa que pijamas de algodão são sempre basiquinhos e sem graça, então pijamas sustentáveis para dormir com estilo!

Pijama feito em tecido 100% algodão com toque acetinado da marca Naps, uma parceira do movimento Sou de Algodão.

Roupa de cama de algodão 

Para melhorar ainda mais o seu sono e ser sustentável, use roupas de cama, bem como lençóis, edredons e travesseiros compostos 100% por algodão orgânico. Dentre as vantagens, destacamos:

  • Maior conforto: se você acha o poliéster e outras formas de algodão sintético macios, espere até deitar em uma roupa de cama 100% natural. O algodão orgânico é respirável, portanto permite a circulação de ar e absorve a umidade, o que evita que seu corpo fique muito quente.
  • Menor exposição a toxinas: durante o sono, costumamos nos mexer e virar, e essas ações criam atrito entre a pele e a roupa de cama. Sendo ela sintética, você se expõe a produtos químicos tóxicos, corantes e fragrâncias usados no processo de fabricação. Com o algodão orgânico, você não corre o risco de exposição a nada tóxico.
  • Sustentabilidade ambiental: o plantio do algodão convencional envolve muitos pesticidas, e o processo de fabricação envolve produtos químicos e corantes. Todos esses produtos representam um risco para o meio ambiente, pois os resíduos acabam impactando a água e o solo. Já o cultivo do algodão orgânico preserva a saúde do solo e utiliza menor consumo de água para produção.

Além de adquirir roupas orgânicas para um sono ecológico, que tal fazer com que elas durem mais, sem desperdiçar água? Aqui você encontra 9 dicas para ser mais sustentável na hora de lavar as roupas.

Colchão ecológico

Um outro item para se levar em consideração para ser sustentável na hora de dormir é escolher um colchão ecológico, livre de materiais sintéticos e produtos químicos nocivos à saúde. Dentre as vantagens, estão:

  • Naturalmente resistente ao fogo: o que significa que não usam produtos químicos retardadores de fogo que podem desencadear alergias cutâneas e respiratórias.
  • Material respirável: mantém fresco no verão e quente durante as estações frias.
  • Materiais biodegradáveis: ao descartar esses colchões haverá menos impacto ao meio ambiente devido à natureza biodegradável dos materiais.
Os colchões orgânicos incluem látex natural e espuma de memória à base de plantas que usam lã e algodão orgânico na camada externa. Foto: Divulgação Bell´Arte Dreams.

Tinta sustentável

Assim como muitos outros produtos, existem opções orgânicas quando se trata de tintas. Isto porque as tintas sintéticas emitem VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis), principalmente quando novas, além de promover fungos e mofos dependendo da umidade, que podem causar problemas respiratórios.

Embora sejam de 10 a 20% mais caras que as tintas convencionais, as tintas ecológicas compensam, pois não geram poluição a atmosfera, não destroem a camada de ozônio, não agridem o meio ambiente e não oferecem risco à saúde.

Ao invés de solvente, as tintas ecológicas são à base de água e produzidas a partir de pigmentos naturais retirados de solos brasileiros. Há também pigmentos vegetais, como jenipapo e urucum.

Design biofílico

E por último, mas não menos importante, você sabe o que é design biofílico e como aplicar?

O design biofílico busca reconectar o ser humano à natureza, trazendo elementos naturais para os ambientes, melhorando a nossa saúde e o bem-estar, além de promover um sono ecológico.

A palavra “biofílico” vem de “biofilia”, que pode ser definida como o amor à vida ou aos sistemas vivos. Logo, ao incluir a natureza no interior da nossa casa ou projeto arquitetônico, estamos nos reconectando com a Mãe Terra, que é parte de nós, já que a maior parte da evolução como espécie se deu em ambientes selvagens, como as florestas.

Você sabia que as plantas purificam o ar e absorvem VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis) como benzeno e amônia? Além disso, melhoram a qualidade do ar através da emissão de oxigênio. Então, ao colocar uma planta no quarto, você está descontaminando o ar, além de melhorar a saúde e a qualidade do sono.

Sim, você pode ter plantas no quarto ou dormir perto de plantas! As teorias de que elas vão roubar o oxigênio ou produzir algum gás tóxico não passam de mitos. Só é preciso ter cuidado com as flores que exalam algum cheiro caso você seja alérgico, e com as plantas tóxicas, que não devem estar em nenhum cômodo da casa.

Um ambiente desprovido de natureza pode ter um efeito negativo na saúde, sobretudo, na produtividade e bem-estar. Veja no post abaixo como aplicar o design biofílico em sua casa:

https://www.instagram.com/p/CZ9jf43uoDB/

O que é ser sustentável…

É cuidar bem da nossa casa comum, o planeta, buscando hábitos de consumo com o menor impacto ao meio ambiente.

É utilizar de recursos que a própria natureza disponibiliza para mantermos nossa longevidade, buscando uma vida mais feliz e saudável.

É pensar, com carinho, no futuro das próximas gerações. 

Nós, da Homey, estamos aqui para te incentivar a buscar alternativas para ser sustentável, mas entendemos que nem sempre é possível trocar todos os itens da casa de uma só vez. A mudança – de mentalidade e de hábitos – é gradual.  O principal objetivo aqui é começar a abrir o leque de possibilidades, fazendo você se familiarizar com o tema pouco a pouco. 

Vale lembrar que, apesar de alguns itens custarem mais caro, eles podem durar uma vida toda. Então vá no seu ritmo e comece com o que é possível! Grandes mudanças começam com pequenos passos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também vai gostar

Ainda não inventaram nada melhor do que CASA BONITA E ORGANIZADA.

O GUIA CASA INTELIGENTE vai te ajudar com muitas ideias , todas ILUSTRADAS, de como organizar, decorar e receber as pessoas em casa.

É o manual de consultas perfeito para você.