Desapegue-se de velhos hábitos e economize em casa

Ideias que vão te ajudar a desapegar-se de velhos hábitos, economizar em casa, e a fazer da sua casa, um lar mais verde.

Nos últimos meses, vimos um aumento considerável no custo de diversos produtos e serviços que usamos em casa. Por isso te convidamos: desapegue-se de velhos hábitos e economize em casa.

Com a inflação batendo 10,67% no acumulado dos últimos 12 meses, maior taxa desde janeiro de 2016, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, gastos como luz, gás de cozinha e alimentação subiram bastante, transformando a economia doméstica em um item de grande necessidade. 

Mas além do aspecto financeiro, também estamos cada vez mais preocupados em adotar hábitos de consumo mais sustentáveis e “limpos”, não é? Que possam suprir nossas necessidades diárias, mas sem agredir o meio ambiente.

Sabemos como os novos hábitos em prol da economia e da sustentabilidade são importantes para o equilíbrio da sua casa.

Trouxemos ideias que vão lhe ajudar a alcançar o equilíbrio entre esses dois pontos.

Neste conteúdo você verá:
  • 14 ideias de economia doméstica que também podem fazer sua casa mais sustentável
  • Continue a leitura para saber mais.

1 – Substitua as lâmpadas de sua casa

Se você ainda usa lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, tente substituí-las por lâmpadas de LED.

Elas exigem uma potência elétrica menor para gerar a mesma luminosidade de uma lâmpada incandescente, por exemplo, e possuem maior vida útil. Você economiza na conta de energia e na reposição das lâmpadas.

2 – Invista na energia solar residencial

A energia solar é sustentável, renovável e abundante, principalmente para nós, brasileiros, que vivemos em um país tropical.

Além disso, o sistema possui vida útil acima de 20 anos, manutenção quase inexistente e gera uma economia de 50% a 95% na conta de luz. 

No mercado de energia solar existem muitas opções disponíveis para instalação de painéis em casa. Também há empresas oferecendo créditos de energia solar com geração de desconto na conta de luz nos condomínios.

3 – Instale redutores de vazão nos chuveiros e torneiras

Banhos mais rápidos e usar, sempre que possível, a posição “verão” são dicas que, se seguidas com disciplina, podem diminuir o consumo de energia de chuveiros elétricos. 

Mas também é possível diminuir o consumo de água durante o banho. Os redutores ou reguladores de vazão são dispositivos instalados diretamente na saída de água de chuveiros e torneiras que podem gerar uma economia de até 50% na conta de água.

4 – Escolha o melhor lugar para posicionar geladeiras e freezers

Geladeiras e freezers, se posicionados em locais próximos a fontes de calor como fogões, fornos e janelas com alta incidência de luz solar, gastam mais energia que o normal para manter a temperatura ideal. 

Por isso, escolha bem o lugar onde deixar sua geladeira ou freezer para proporcionar mais economia à sua conta de luz.

5 – Opte por pilhas recarregáveis

As pilhas recarregáveis são alternativas altamente econômicas e sustentáveis para se ter em casa. Quando necessário, é só recarregá-las e estarão prontas novamente para uso. 

Algumas marcas prometem que uma única pilha pode ser recarregada por 1.800 vezes, o que evita, consequentemente, a compra e o descarte de outras 1800 pilhas.

6 – Desligue os equipamentos domésticos se não estiverem em uso

Muitos aparelhos como televisores, micro-ondas, cafeteiras, video-games, possuem o modo stand-by (de espera) e, mesmo não sendo utilizados, se estiverem plugados à tomada, gastam energia. 

Este gasto pode representar (pasme!) até 20% da sua conta de luz e, por isso, é importante desligá-los da tomada. 

Uma ótima ideia que também pode solucionar este problema é investir em tomadas inteligentes, que permitem o controle por meio de aplicativos de celular.

Ou ainda você pode instalar bons filtros de linha com botão para interrupção do fornecimento de energia para os aparelhos que nela estiverem conectados.

7 – Deixe o delivery para ocasiões especiais

A gente sabe que aquele delivery de pizza, sanduíche ou outra gostosura pode ser a opção mais prática e saborosa a curto prazo. 

Porém, o hábito de consumir com frequência este tipo de serviço pode trazer consequências negativas.

Além da produção de lixo não reciclável com embalagens (muitos estabelecimentos ainda não se preocupam com este ponto), os gastos financeiros podem aumentar consideravelmente, e não contribuem para a economia familiar.

8 – Dê preferência a guardanapos de tecido

Os guardanapos de papel são usados uma única vez e, logo após o uso, descartados. Como não são recicláveis, dá para imaginar a quantidade de lixo gerada por eles, não é? 

Por isso, dê preferência aos guardanapos de tecido, que podem durar até 1 ano e são lavados, normalmente, com outras mudas de roupas.

É uma troca sustentável e que também refletirá no seu bolso, além de deixar sua mesa mais bonita.

9 – Reutilize a água da máquina de lavar

A reutilização da água é, sem dúvida, benéfica para o meio ambiente e uma boa ideia para otimizar o orçamento familiar. 

Por isso, se possível, reutilize a água da máquina de lavar para lavar carros, quintais e varandas.

10 – Troque as embalagens e plásticos descartáveis por potes de vidro

Se você utiliza o plástico filme, sacos plásticos ou vasilhas de plástico descartáveis para o armazenamento de alimentos, tente mudar sua utilização para potes e vasilhas de vidro. 

Além de preservar os alimentos com mais eficiência, o pote de vidro dura mais, pode e deve ser reutilizado.

11 – Tenha plantas em casa

É possível que, ao ler esta dica, você pense apenas em sustentabilidade. Mas você sabia que ter plantas em casa pode te ajudar a economizar energia elétrica? 

As plantas ajudam a equilibrar a temperatura local, deixando o ambiente mais fresco e ameno. 

Com isso, a necessidade de refrigeração artificial (ventiladores e aparelhos de ar-condicionado) ficará reduzida, economizando, assim, na conta de energia elétrica. 

12 – Use produtos naturais para a limpeza

Botar a mão na massa e fazer seus próprios produtos de limpeza é uma opção saudável, criativa e natural de limpar a casa. 

Sem falar na economia financeira já que os produtos de limpeza que encontramos no supermercado não param de subir de preço.

13 – Reavalie os Pacotes de TV a cabo

Com a chegada do streaming e da internet 5G, reavalie a necessidade de assinar os tradicionais pacotes de TV a cabo. 

Globoplay, Netflix, Amazon Prime, Disney Plus, entre outros, oferecem assinaturas com valores menores e você ainda terá uma gama enorme de opções para se divertir com sua família.

14 – Use os benefícios das seguradoras e nunca mais pague por um serviço de reparo doméstico

Nem todo mundo sabe, mas a grande maioria das seguradoras oferece um pacote de serviços de consertos para a casa incluso no valor do seu seguro, seja ele residencial ou de automóvel. 

São vários profissionais, como bombeiros hidráulicos, eletricistas e chaveiros, para lhe ajudar em uma emergência, e isso sem gastar nada. Confira junto à sua seguradora e aproveite seus benefícios.

Estas ideias são fáceis de se colocar em prática, não acha? Desapegue-se de velhos hábitos e economize em casa.

A Homey quer te ajudar a otimizar sua rotina e promover o bem estar em casa.

Se tiver dicas de temas que deseja ler no nosso site, envie uma mensagem para nós.

Será um prazer falar sobre o que, de verdade, importa para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também vai gostar

Ainda não inventaram nada melhor do que CASA BONITA E ORGANIZADA.

O GUIA CASA INTELIGENTE vai te ajudar com muitas ideias , todas ILUSTRADAS, de como organizar, decorar e receber as pessoas em casa.

É o manual de consultas perfeito para você.